Header Ads

Tv digital, sinal digital, antena digital… Vamos tirar nossas dúvidas?


Neste artigo vamos explicar um pouco sobre o sinal de TV digital. Não vamos entrar em detalhes técnicos profundos, pois nossa intenção é de que o usuário comum tenha suas dúvidas sanadas.

Este post será escrito em forma de perguntas e respostas. Fiquem à vontade para colocar outras dúvidas nos comentários, que as mesmas serão prontamente respondidas.

1 – O que é TV digital?

TV digital é a nova forma de transmissão de sinal de TV aberta, sendo uma transmissão que elimina os ruídos e “fantasmas” que eram recebidos pela TV, na antiga forma de TV analógica.

Com essa nova tecnologia, podemos receber sinal aberto com qualidade de imagem HD e som 5.1.

Com o sinal da TV digital temos informação da grade de programação do canal na TV, igual ao menu das TVs por assinatura.

2 – O que é preciso para receber o sinal digital?

Para receber o sinal é preciso ter uma TV com conversor integrado, ou para quem não possui TV com esse recurso (antigas TV de tubo), comprar um conversor digital. Para os dois casos é muito importante uma antena UHF interna ou externa de qualidade.

3 – O que é multiprogramação?

Com a chegada da TV digital, as emissoras terão mais de um espaço de transmissão dentro do canal, podendo ocorrer de uma emissora transmitir ao mesmo horário a novela e o futebol. São os canais “.1” ou “.2”, por exemplo: Globo no canal 5 transmitindo novela e no 5.1 transmitindo futebol ou até um filme no canal 5.2, sendo tudo no mesmo horário.

4 – Tenho que pagar mensalidade ou assinatura para assistir a TV digital?

O Sinal de TV digital aberto é totalmente gratuito.

5 – A TV digital funciona em celular, GPS e computador?

Desde que seu aparelho possua o recurso para tal recepção, sim. Existe um sinal que é transmitido junto com o sinal para TV especialmente para esses aparelho com tela pequena, é o sinal chamado de 1seg.

6 – Como vai ser a numeração dos canais e como programar minha TV?

A numeração dos canais não vai mudar, para programar a TV basta fazer a programação de canais normalmente.

Para quem tem TV antiga e usa conversor digital, a programação dos canais é feita no conversor e não na TV.

7 – A TV digital não precisa de antena?

Para receber o sinal da TV digital é muito importante o uso de antena UHF de qualidade. Em todos os casos é necessário o uso de antena, podendo ser antena interna ou antena externa.

8 – Tenho que comprar uma antena digital?

Na verdade não existe antena digital, o que existe é antena para receber sinal digital e para isso basta uma antena de UHF.

Todas as antenas de UHF recebem o sinal digital, não pague mais caro por uma “antena digital”.

9 – O sinal digital está travando e a imagem fica toda quadriculada. Como resolver?

Quando a imagem está travando ou quadriculando é indício de sinal fraco ou excesso de sinal rebatido (antigo sinal com fantasma na TV analógica). Para resolver, se estiver usando antena interna troque para antena externa, ou se já está usando antena externa, procure uma melhor posição ou uma antena com maior ganho ou qualidade.

Bem, pessoal, essas são algumas dúvidas mais comuns que diz respeito à TV digital.

Se você tem outras dúvidas, não deixe de enviar usando os comentários logo abaixo desse post.

Até nosso próximo post!
Tecnologia do Blogger.